quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Bush arrependido

Como é que é ?

A dois meses de abandonar a Casa Branca, George W. Bush admitiu, em entrevista à CNN, que se arrepende de algumas declarações polémicas que proferiu nos últimos oito anos e confessou que errou quando, passadas apenas algumas semanas sobre o início da guerra do Iraque, discursou a bordo de um porta-aviões frente a um cartaz onde se lia "Missão Cumprida".

Sobre os momentos "menos" positivos do seu reinado na Casa Branca, Bush afirmou: "Arrependo-me de algumas coisas que não deveria ter dito”... e admitiu que a mulher, Laura, insistia em dizer-lhe que : "como Presidente dos Estados Unidos devia ter cuidado com o que dizia".

Entre os deslizes, Bush diz arrepender-se de, dias depois dos atentados de 11 de Setembro, ter prometido a captura de Bin Laden "Vivo ou morto", como nos "cartazes do Velho Oeste".

Dois anos mais tarde, quando confrontado com os primeiros ataques de grande dimensão dos rebeldes sunitas no Iraque, George W. Bush lançou um desafio aos rebeldes, que agora admite que não deveria ter dito: "Há quem acredite que existem condições para sermos atacados. A minha resposta é "eles que venham".

Outros dos episódios passou-se a 1 de Maio de 2003. Bush discursou ao país a partir do porta-aviões "USS Abraham Lincoln", estacionado no Golfo Pérsico. As tropas americanas tinham acabado de derrubar o regime de Saddam Hussein e, por trás do Presidente, podia ler-se num enorme cartaz: "Missão Cumprida". "Era um cartaz destinado à tripulação do navio, mas fez passar uma mensagem mais abrangente" de que a guerra terminara, disse, admitindo que "talvez pudesse ter tentado com mais engenho" fazer passar algumas mensagens.

Bush prepara-se para abandonar a presidência com uma das taxas de popularidade da história americana, mas diz ter muitas razões de orgulho após oito anos como "comandante em chefe".

Em que ficamos ? Será que Laura Bush tinha mais perfil para a presidência ???

1 comentário:

nuno medon disse...

Não a conheço, mas pelo que diz o texto, parece ser uma boa líder e sabe onde o marido falhou. Eu digo muitas vezes que deveria estar uma Mulher no Governo de Portugal, na cadeira da Presidência. E porque não a Sandra Claudino a Presidente da República? Gostava de ver uma Mulher a chegar á cadeira da Presid~encia. Creio que Maria de Lurdes Pintassilgo foi Presidente ou Primeira Ministra de Portugal. Beijos e cont. de um bom descanso!