

Milhares de activistas em todo o mundo manifestaram-se no 5º Dia Global por Darfur.
Em Portugal, a Plataforma PorDarfur delegou na Amnistia Internacional a coordenação da campanha sobre as crianças no Darfur: "Uma geração de pessoas naturais do Darfur estão a crescer no medo e na insegurança" .
Os activistas vão apelar a todas as partes envolvidas no conflito para que acabem com os ataques contra os civis. Vão também apelar aos Estados Membros da ONU e da União Africana (UA) para que garantam que as forças de manutenção de paz da UNAMID sejam imediatamente integradas e que seja garantido transporte urgente, terrestre e aéreo, do equipamento.
Dos quatro milhões de pessoas afectadas pelo conflito no Darfur, 1.8 milhões tem menos de 18 anos. Desde Abril do ano de 2006, o conflito terá desalojado 120 mil crianças.
De acordo com a Unicef, em Fevereiro de 2008, as forças Sudanesas e as milícias governamentais atacaram aldeias no oeste do Darfur. As crianças foram separadas das suas famílias enquanto tentavam fugir para o mato.
Duas semanas depois dos ataques, 800 crianças continuavam desaparecidas. "Muitas crianças alcançaram a idade escolar conhecendo apenas a guerra e o medo.
Sem comentários:
Enviar um comentário